Tecidos, tramas e a aparência da fibra de carbono

Peças de fibra de carbono são muito conhecidas por sua aparência única, os quadradinhos ou retângulos são bastante chamativos, agradáveis aos olhos e muitas vezes objeto de desejo, mas também existem outros tipos de acabamento possíveis para tais peças.
A aparência de uma peça de fibra de carbono não pintada será definida pelo tecido utilizado na parte mais externa da peça, mais especificamente pela trama do tecido. A trama do tecido se refere à forma como as fibras são entrelaçadas, conforme foi informado na primeira publicação do blog, onde explicamos o que é o material chamado de carbono nas bikes, se você ainda não conferiu, basta clicar no link e ir lá dar uma lida.

As tramas mais comuns são a sarja 2×2 e a plana, que tem aparência de retângulos e quadrados, respectivamente, existem também a sarja 4×4, porém não é tão comum de ser utilizada.

Figura 1: trama sarja 2x2 a esquerda, e trama plana a direita, são as tramas de fibra de carbono mais comuns.
Nos últimos anos passaram a surgir tramas bem diferentes, com finalidade principalmente estética, como a honeycomb, com hexágonos aparentes. Essas tramas atípicas não possuem vantagens estruturais sobre as tradicionais tramas sarja e plana.
Figura 2: tecidos de fibra de carbono tramados com finalidade estética. Fonte: fibreglast.com.

Além dos tecidos com trama, o tecido unidirecional (que é o mais utilizado estruturalmente), também é usado como acabamento final em peças, e tem sido cada vez mais apreciado pelos amantes da bike. O processo de retirada da pintura para obter o acabamento chamado de carbono aparente, com apenas um verniz transparente para proteção das fibras é cada vez mais comum.

Ao retirar a pintura de uma bicicleta de fibra de carbono, alguns poderiam esperar encontrar um acabamento totalmente uniforme, como um tecido de carbono unidirecional contínuo, mas a realidade é que a maioria dos quadros que passarão por pintura tem diversos pontos aparentes de não continuidade das fibras, como linhas de corte de tecido (devido ao projeto do quadro, o que iremos cobrir em uma publicação futura), e até “buracos” na trama, causados por lixamento que removeu parte do tecido externo do local.  

Figura 2: tecidos de fibra de carbono tramados com finalidade estética. Fonte: fibreglast.com.

Tem alguma dúvida? Algo a adicionar? A seção de comentários está aberta para sua participação, teremos prazer em responder qualquer dúvida ou debater algo relacionado a esse post.

Até a próxima!

Danilo Lemos

Uma resposta em “Tecidos, tramas e a aparência da fibra de carbono.”

Muito esclarecedor o artigo, estão de parabéns, quem sabe sabe mesmo.

Os comentários estão desativados.

Dúvidas:

Você ainda tem uma dúvidas sobre algum serviço ? Entre em contato que tiramos todas suas dúvidas.

Contatos:

Localização:

Av. Salgado Filho, 163, Vila Marina
São Carlos/SP
CEP: 13566-350

Horário:

Segunda à Sexta, das 09h às 18h.
Sábado e Domingo, fechados.

CARBONO PRO © 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS