As tramas mais comuns são a sarja 2×2 e a plana, que tem aparência de retângulos e quadrados, respectivamente, existem também a sarja 4×4, porém não é tão comum de ser utilizada.
Além dos tecidos com trama, o tecido unidirecional (que é o mais utilizado estruturalmente), também é usado como acabamento final em peças, e tem sido cada vez mais apreciado pelos amantes da bike. O processo de retirada da pintura para obter o acabamento chamado de carbono aparente, com apenas um verniz transparente para proteção das fibras é cada vez mais comum.
Ao retirar a pintura de uma bicicleta de fibra de carbono, alguns poderiam esperar encontrar um acabamento totalmente uniforme, como um tecido de carbono unidirecional contínuo, mas a realidade é que a maioria dos quadros que passarão por pintura tem diversos pontos aparentes de não continuidade das fibras, como linhas de corte de tecido (devido ao projeto do quadro, o que iremos cobrir em uma publicação futura), e até “buracos” na trama, causados por lixamento que removeu parte do tecido externo do local.
Tem alguma dúvida? Algo a adicionar? A seção de comentários está aberta para sua participação, teremos prazer em responder qualquer dúvida ou debater algo relacionado a esse post.
Até a próxima!
Danilo Lemos
Av. Salgado Filho, 163, Vila Marina
São Carlos/SP
CEP: 13566-350
Uma resposta em “Tecidos, tramas e a aparência da fibra de carbono.”
Muito esclarecedor o artigo, estão de parabéns, quem sabe sabe mesmo.