O que é o material chamado de CARBONO nas bikes?

A fibra de carbono, como conhecemos nas bicicletas, não é apenas fibra de carbono, mas sim uma mistura de fibra de carbono com resina epóxi, formando um tipo de material chamado de compósito. Compósitos são constituídos por 2 ou mais materiais com características distintas, como o concreto armado (armações metálicas envolvidas por concreto) e até própria madeira na natureza (fibras naturais envolvidas por celulose). Nas bikes e componentes de fibra de carbono, esses 2 materiais são a fibra e a resina epóxi.

Imagem 1: tecido de fibra de carbono impregnado com resina epóxi.

As fibras tem propriedades mecânicas (força, rigidez) muito superiores à resina, e constituem a maior parte nos compósitos de alta performance (boas características mecânicas com baixo peso). Peças projetadas e construídas com a redução de peso como objetivo são fabricadas com métodos mais avançados, que proporcionam uma alta compactação das fibras, não deixando resina em excesso, isso permite que a porcentagem de fibras em relação a resina fique em torno de 60 a 70% da peça final, em peso. Essa porcentagem é menor em peças produzidas com métodos mais básicos, que não tem uma boa compactação das fibras, podendo chegar até a 40% de fibras em relação a resina quando não se utiliza nenhum tipo de pressão na fabricação.
Uma única fibra de carbono, ou um filamento de carbono, é extremamente fino, com um diâmetro que pode variar de 5 a 10 micrometros (1 micrometro é 0,001 milímetro), comparativamente, um fio de cabelo tem entre 60 e 140 micrometros de diâmetro.

Imagem 2: imagem comparativa entre uma única fibra de carbono (a esquerda) e um fio de cabelo (a direita).

Agrupando-se vários filamentos de forma organizada se formam os tecidos, que são maleáveis como um tecido utilizado na confecção de roupas, e por isso para se ter uma peça efetiva de fibra de carbono, se faz necessária a impregnação das fibras pela resina, que após curada (enrijecida) tem a função principal de manter as fibras em seu lugar e fazer a transferência de cargas entre fibras adjacentes.Existem muitas formas diferentes de organização das fibras para formação do tecido, variando direção, forma como que são entrelaçadas (tramadas) ou sobrepostos, quantidade dos filamentos, dentre outras variáveis, mas isso é assunto para um outro post aqui no blog Carbono Pro.

Imagem 3: Diferentes tecidos de fibra de carbono. Tecidos com trama bidirecional a esquerda e tecidos unidirecionais a direita.

Gostou? Tem alguma dúvida? Algo a adicionar? A seção de comentários está aberta para sua participação, teremos prazer em responder qualquer dúvida ou debater algo relacionado a esse post.

Até mais!

Danilo Lemos

Uma resposta em “O que é o material chamado de CARBONO nas bikes?”

Bom, pra começar, achei o curso bem interessante e técnico, devido as diversas formas de se trabalhar com o reparo em várias partes do quadro de carbono, vi que a aplicação de recursos avançados que o Junior tem, por já trabalhar com uma outra arte, que é a tornearia, faz dele o mais detalista nas ferramentas para deixar o reparo na melhor qualidade possível.
Eu trabalho com pintura de bikes, sou oriundo da pintura automotiva desde os 10 anos de idade, hj faço como ele, trouxe o que tem de melhor no segmento automotiva, para ser aplicado no meu negócio de pintura de bikes, quero dizer com isso que, sempre devemos deixar o nosso ambiente de trabalho com o maior nível de recursos técnicos, seja de ferramentas ou de conhecimentos, o Junior detém os dois, parabéns a todos vcs.
Att
Fiuza’s Bike Concept

Os comentários estão desativados.

Dúvidas:

Você ainda tem uma dúvidas sobre algum serviço ? Entre em contato que tiramos todas suas dúvidas.

Contatos:

Localização:

Av. Salgado Filho, 163, Vila Marina
São Carlos/SP
CEP: 13566-350

Horário:

Segunda à Sexta, das 09h às 18h.
Sábado e Domingo, fechados.

CARBONO PRO © 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS